QUEM SOMOS

Não é o ritmo nem os passos que fazem a dança. Mas a paixão que vai na alma de quem dança.

Somos um grupo de danças populares do Folclore Gaúcho de Balneário Camboriú – SC – Brasil.

O Grupo Artístico Charruas foi fundado em 20 de fevereiro de 2010, com a finalidade de divulgar a dança popular gaúcha valorizando e preservando as suas tradições, com objetivo de levar a tradição e o nome de sua cidade por todo o país.

Atualmente o grupo conta com o total de 20 bailarinos e 2 coreógrafos, são realizados por ano em média 15 apresentações, sendo em Festivais de Danças, Mostras de Danças, eventos realizados pela Fundação Cultura de Balneário Camboriú e Câmara Setorial de Dança de Balneário Camboriú, Formaturas Gaúchas, Festas Particulares, Festas Populares entre outros eventos

O nome Charruas veio de uma reconhecida tribo indígena que ocupava as regiões sul do Brasil, Argentina e Uruguai. Por serem destemidos, corajosos e audazes, bem como excelentes cavaleiros. Os índios Charruas inspiraram a criação do nome Grupo Artístico Charruas.

O tradicionalismo gaúcho é um movimento cívico-cultural que valoriza e preserva as tradições gauchescas do sul do país. As danças têm um espaço importante dentro do tradicionalismo gaúcho, como expressão de emotividade ou como uma manifestação de arte, requer técnica e habilidade.

PRÊMIOS CONQUISTADOS

Somente quem compartilha desta paixão pela dança sabe explicar a sensação de uma apresentação concluída e dever cumprido. A adrenalina na pele, o nervosismo antes de entrar das coxias... e depois de estar no palco, nada mais importa... nos entregamos para a dança e deixamos ela tomar conta de nós!

1º Lugar Danças Populares no 7º Prêmio Desterro Festival de Dança de Florianópolis

1º Lugar – Danças Populares – Duo Adulto – 8º Prêmio Desterro Festival de Dança de Florianópolis – 2017

1º Lugar – Danças Populares – Adulto – 7º Prêmio Desterro Festival de Dança de Florianópolis – 2016

2º Lugar – Danças Populares – Duo Adulto – 10º Santa Catarina Dança - 2016

1º Lugar – Danças Populares – Duo – IX Festival de Dança Abydos de Itajaí – 2015

3º Lugar – Danças Populares – Duo – 6º Prêmio Desterro Festival de Dança de Florianópolis – 2015

2º Lugar – Danças Populares – Conjunto – 5º Prêmio Desterro Festival de Dança de Florianópolis – 2014

Acesse o nosso portfólio